História do Bridge

“Artigo cedido por Quinto Naipe”

História do Bridge

As primeiras formas rudimentares do WHIST, antepassado do bridge, remontam à primeira metade do século XVI, em Inglaterra – a primeira prova documental data de 1529. Em meados do século XVII o WHIST atingia uma grande popularidade. Neste jogo, eram distribuídas 13 cartas a cada um dos 4 jogadores, emparceirados 2 a 2, tendo por objectivo realizar o máximo de vazas possíveis. Não existia leilão e nenhum dos jogos ficava exposto sobre a mesa.

Em 1742 que surgiu o primeiro livro dedicado ao WHIST: Pequeno tratado sobre o WHIST, de Edmond Hoyles. A obra rapidamente se tornou num best seller, originando mesmo o aparecimento de várias edições piratas. Crê-se que a primeira experiência de WHIST competitivo tenha ocorrido em Londres, em 1857, sob a direcção de Cavendish. Nos EUA, os primeiros torneios de WHIST surgiram em 1880. O primeiro encontro entre clubes ocorreu em 1883. Só cinco anos mais tarde, em 1888, seria realizada a primeira experiência europeia, na Escócia. Em 1891 assinala-se a fundação da Liga Americana de WHIST bem como a publicação do primeiro livro sobre organização de torneios, escrito por John Mitchell, que descreveu o primeiro movimento para torneio de pares.

Ao que tudo indica, terá sido na Turquia que o WHIST evoluiu para uma das primeiras formas de BRIDGE, no início do século XIX. Foi também, por essa altura, que surgiu o conceito de declarante em frente a um jogo exposto – o morto. São vários os relatos que confirmam esta suposição. Um tal de M. Keiley, em carta dirigida a Robert True, afirmava que em 1886 se tornara membro do Clube Khedival, no Cairo, onde o BRIDGE era o principal jogo. Aliás, um dos primeiros nomes do BRIDGE terá sido, precisamente, KHEDIVE. A origem do nome estará relacionada com o título atribuído ao vice-rei turco, durante a ocupação turca do Egipto que durou, quase ininterruptamente, do século XVI até à I Guerra Mundial.

Outros relatos, referiam um jogo denominado BRITCH que, por volta de 1879, era muito popular nos principais clubes de Constantinopla, tendo, rapidamente, destronado o WHIST. Metin Demirsar, um turco residente em Istambul, participante num curso de História e Arquitectura Otomana, refere que um monitor do curso mencionou o BRIDGE como um jogo inventado por soldados ingleses, durante a guerra da Crimeia. O jogo teria ficado a dever o seu nome a uma ponte (Galata Bridge), que ligava as duas partes de Istambul e que era utilizada, diariamente, pelos soldados para se dirigirem a um café, onde jogavam cartas. Esta será, porventura, a referência mais convincente sobre as origens do nome do jogo.

O BRIDGE terá chegado a Nova Iorque em 1893, graças a Henry Barbey. Em Londres, membros do Portland Club começaram a jogá-lo em 1894, pelas mãos de Lord Brougham que o havia aprendido na Índia. Harold Vanderbilt foi o “pai” do BRIDGE CONTRATO, criado em 1925.

Em 1928, o jogo foi adoptado pelos principais clubes nova-iorquinos e, no final desse ano, decorreu o primeiro Campeonato Nacional. Em 1929 surge a American Bridge League e em 1932 o primeiro Código Internacional, contendo as leis que regulavam o jogo. Em 1930, Ely Culbertson publicou o “Livro Azul do Bridge Contrato”, que se tornou num best seller. Esta obra, absolutamente revolucionária para a época, havia de se tornar a obra nuclear de todos os sistemas modernos. Culbertson foi, através das suas publicações, da sua personalidade e das suas organizações, o grande responsável pelo desenvolvimento do jogo que, nos EUA, atingiu uma extraordinária popularidade. Em 1930, uma equipa americana capitaneada por Culbertson, derrotava copiosamente uma formação inglesa, comandada por Walter Buller.

Durante os anos 30, três entidades independentes – A American Bridge League, a American Whist League e a United States Bridge Association – eram responsáveis pela organização de vários torneios de bridge até que, em 1937, surge a A.C.B.L. – American Contract Bridge League. Em 1935 são organizados os primeiros Campeonatos do Mundo.

Outros marcos históricos são os primeiros Campeonatos do Mundo do pós-guerra, em 1950, a criação da Federação Mundial (W.B.F.), em 1958 e a organização das primeiras Olimpíadas de Bridge, em 1960.

Estados Unidos e Itália continuam a ser os grandes dominadores da modalidade. Os primeiros comandam lista de vencedores com o maior número de títulos conquistados, a Itália alcançou 10 títulos consecutivos na época do famoso Blue Team, feito que, dificilmente, poderá ser igualado.

O bridge é hoje reconhecido como um desporto em muitos países, ensinado em Escolas como disciplina não curricular e jogado por milhões de pessoas, de todas as idades, raças e religiões.