Novidades na página

Estão abertas inscrições para o Torneio de Abertura (6 de Janeiro) e Campeonato Regional de Equipas (início em 9 Janeiro). Não está ainda publicado o Regulamento Provas para 2018, uma vez que se encontra em discussão pública que terminará com a reunião do Conselho Consultivo da ARBL que irá ocorrer no Sábado, dia 16 de Dezembro, às 21h no CBL.

Está publicado o Calendário de Provas para 2018, faltando ainda incluir as provas especiais de clubes que ainda não solicitaram o respectivo registo.

Na inscrição das equipas está disponível uma ferramenta para upload das folhas de convenções e também o modelo criado especificamente para as provas da ARBL. Existe uma base de dados que contem as FC que nos foram remetidas ao longo da época de 2017 e que poderá ser impressa no dia da prova. Lembramos que a FC é OBRIGATÓRIA e que haverá TOLERÂNCIA ZERO para quem não respeitar esta obrigatoriedade, com a aplicação de todas as medidas previstas no Regulamento Técnico de Provas da FPB. A ARBL está disponível para prestar auxílio a todos os pares com dificuldades no preenchimento da FC.

Assembleia Geral da ARBL

Realiza-se no próximo dia 14 de Dezembro, 5ª feira, nas instalações do CBL, às 18h desde que reunido o quórum mínimo para o efeito, ou às 18h30 com qualquer número de presenças, a AG da ARBL para discussão e votação do Plano de Actividades e Orçamento para 2018. A convocatória da Mesa da AG enviada para os Clubes pode ser consultada por aqui.

A documentação em análise pode ser consultada através do seguinte link.  Será também posta à votação a Acta da última AG que pode ser consultada por aqui.

Reunião do Conselho Consultivo

Está agendada para o dia 16 de Dezembro às 21h no CBL a reunião do Conselho Consultivo da ARBL.

Lembramos que o Conselho Consultivo é constituído por um elemento representante de cada clube filiado na ARBL, um representante do bridge feminino e um representante do bridge júnior. São também convidados a participar o Presidente da FPB, o Presidente do Conselho de Arbitragem e os árbitros licenciados na ARBL.

A apreciação dos regulamentos de provas para 2018 será o tema principal da reunião, estando ainda previstas intervenções relativas à arbitragem.

Apelamos aos clubes que nomeiem os seus representantes e que participem.

Campeonato Equipas Mistas

Dada a proximidade do final da época, enviámos hoje para a FPB o relatório da fase de apuramento do CREM, da responsabilidade do Frederico Palma, para efeitos de homologação.

Campeonato Equipas Mistas – Fase Final

Foram apuradas para a fase final as equipas capitaneadas por M.João Lara e Luis Oliveira (série A) e Paulo G Pereira e Lourdes Centeno (Série B). As meias-finais serão disputadas em 2 jornadas de 24 mãos cada com a seguinte composição:

Mª João Lara – Lourdes Centeno e Paulo G Pereira – Luis Oliveira

Na prova em Suíço as restantes equipas foram colocadas por ordem decrescente da pontuação obtida no apuramento a fim de determinar o ordenamento da 1ª jornada, em que não se repetem encontros com equipas provenientes da mesma série. A partir daí a prova decorrerá em suíço sem restrições. A composição da 1ª jornada do suíço é a seguinte:

Nuno Baltazar – Pedro Salgueiro; Jorge M Santos – Adolfo Steiger; Francisco Costa Cabral – Fernando Silva Miguel; Inocêncio Araújo – Vitor Carvalho; João Fanha – Rogério Rodrigues; Luís Correia – Paula Mattos

 

CURSO MONITORES BRIDGE

Decorreu no passado dia 26 de Novembro um curso de monitores de bridge promovido pela ARBL. A iniciativa integra-se na política de formação que a Direcção da ARBL elegeu como prioridade para o seu mandato.

Participaram 7 formandos cuja credenciação foi solicitada à FPB. Entendemos que a formação de monitores, tendo por base o método pedagógico oficialmente adoptado, é um elemento fundamental para a criação de projectos de formação responsáveis e consolidados.

Campeonato Equipas Mistas – Proposta de alteração no calendário

Na reunião de capitães que antecedeu o início da prova foi sugerida uma alteração de calendário que evitasse a jornada marcada para dia 19 de Dezembro, dada a proximidade da época natalícia.

Não correspondendo a proposta a qualquer alteração regulamentar, uma vez que a eventualidade de se ter de realizar uma ou mais jornadas nos dias 15 e 16 (sexta-feira e sábado), pomos à consideração dos capitães de equipa a seguinte  proposta:

  • Sendo necessárias 4 jornadas para a fase final e havendo apenas três terças-feiras disponíveis, incluindo a de dia 19 de Dezembro, propõe-se transferir a referida jornada para sábado, dia 16 de Dezembro. A jornada suplementar que já teria de ocupar um dos dias 15 ou 16 poderá ser jogada na 6ª feira, dia 15, ou no sábado à tarde, dia 16, ficando a última jornada agendada para sábado à noite.
  • Assim sendo devem as equipas, através dos seus capitães, responder às seguintes questões:
    • Estão de acordo com a eliminação do dia 19 para a realização da última jornada e consequente mudança da mesma para sábado, dia 16?
    • Em caso afirmativo preferem jogar as 2 últimas jornadas da prova no sábado (tarde e noite) ou uma jornada na sexta-feira e outra no sábado?
    • Não aceitando a alteração proposta e assim mantendo o dia 19 para a realização da última jornada, preferem jogar a jornada em falta na 6ª feira (noite) ou no sábado (tarde ou noite)?

A proposta será distribuída a todos os capitães de equipa e as respostas devem chegar à ARBL até ao fim da 5ª jornada, dia 14 de Novembro.