Taça Portugal

Resultados da Jornada 1

Sorteio da 2ª jornada

Equipas com derrota
Pedro Salgueiro   Vitor Ferreira
A Bandeira Neves   Fernando Silva Miguel
Rui Silva Santos   Lena E Santo
bye   Daniel Santos
Equipas sem derrota
Paulo Dias   Francisco Pereira Gonçalves
Rafael Sacramento   Nuno Baltazar
Acácio Figueiredo   Pedro Matias
Vitor Lopes   Paulo G Pereira

Sorteio realizado no dia 20 Maio

Presentes na reunião capitães Nuno Baltazar e Luis Oliveira

Campeonato Equipas Clubes

Os clubes que têm direito a disputar a 1ª divisão são:
Clube Bridge Baleal; Clube Sem Trunfo; Clube B4F; Clube Nacional Ginástica; Associação Viviane Gonçalves Pereira e Clube Bridge Engenheiros.

O alinhamento para a 1ª jornada será:

MESAVISITADOVISITANTE
11
CBE – Pedro Matias
6
CNG – Vitor Lopes
25
CBB – Jorge Cruzeiro
4
B4F – Bé Oliveira
33
AVGP – Paulo G Pereira
2
ST – Mariana Leitão

No que respeita à 2ª divisão, dado o número de equipas inscritas (11) a prova será disputada em round-robin, com 2 encontros de 12 mãos por jornada. O sorteio dos encontros será condicionado, defrontando-se nas primeiras jornadas as equipas representantes dos mesmos clubes. Face ao número de equipas inscritas será necessário encontrar uma data suplementar para completar a prova.

MESAVISITADOVISITANTE
1
1
B4F – Pedro Salgueiro
12
B4F – João P Gomes
22
ST – Francisco C Cabral
11
ST Teresa C Felix
33
Planeta – Paulo Dias
10
Planeta – Lena E Santo
49
CFB – Gonçalo Botelho
4
Planeta – Vitor Carvalho
55
CNG – Adolfo Steiger
8
NBCPB – Luis Correia
66
Bye
7
AVGP

Campeonato Equipas BAM

A Direcção da ARBL decidiu criar esta época um novo campeonato de equipas, com classificação Board-a-Match (BAM), que se irá disputar no fim-de-semana de 31 de Maio a 1 de Junho.

Tratando-se de uma primeira experiência no calendário desportivo aqui ficam alguns apontamentos explicativos para os praticantes pouco familiarizados com este tipo de prova.

  • Sendo uma prova de equipas, o tipo de classificação tem uma filosofia muito mais próxima de um torneio de pares.
  • No processo de comparação de resultados, o melhor resultado em cada mão marca 2 pontos, os resultados iguais marcam 1 ponto e a equipa com pior resultado na mão marca 0 pontos.
  • Estabelecendo um paralelo com a classificação em IMP’s, enquanto neste caso há factores que condicionam as opções dos jogadores, como seja a vulnerabilidade, no caso do BAM as diferenças entre resultados nas duas salas são irrelevantes porque tanto ganha 2 pontos fazendo no mesmo contrato uma vaza a mais como ganhando uma partida ou um cheleme que do outro lado perderam.
  • Facilmente se percebe que a estratégia na abordagem ao jogo é completamente diferente da utilizada na prova de equipas tradicional.

À vossa disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Taça de Portugal

1º JORNADA

EQUIPA VISITADA EQUIPA VISITANTE
Acácio Figueiredo António Bandeira Neves
Francisco Pereira Gonçalves Fernando Silva Miguel
Paulo Gonçalves Pereira Daniel Santos
Rui Silva Santos Rafael Sacramento
Paulo Dias Vitor Ferreira
Vitor Lopes Lena Espírito Santo
Pedro Salgueiro Nuno Baltazar
Bye Pedro Matias

Lembramos que a escolha do dia e do local para a realização dos encontros é da responsabilidade das equipas. Em caso de não acordo, os encontros em falta serão realizados até ao dia que antecede a reunião de capitães para a jornada seguinte e que, em princípio, serão usadas as instalações do CBL para o efeito.

No entanto, como o clube se encontra encerrado normalmente aos domingos, será necessário que os interessados informem com antecedência os responsáveis do CBL a fim de garantir a presença de funcionários no local, caso o número de encontros o justifique. Não sendo possível esta solução deverão os capitães das 2 equipas acordar numa solução alternativa.

Campeonato Equipas Clubes

Por necessidade de calendário, a data de início da prova foi adiada para o dia 14 de Maio e prolongar-se-à até ao dia 14 de Junho. Daqui resulta que foi também alargado o prazo para a inscrição das equipas.

Os clubes que têm direito a disputar a 1ª divisão são:
Clube Bridge Baleal; Clube Sem Trunfo; Clube B4F; Clube Nacional Ginástica; Associação Viviane Gonçalves Pereira e Clube Bridge Engenheiros.

No que respeita à 2ª divisão, cada clube licenciado (ver lista no link respectivo) poderá apresentar 1 equipa. Existindo à data 15 clubes licenciados na ARBL a prova poderá ter até 15 equipas. Havendo clubes que não se façam representar, as vagas podem ser preenchidas entre os restantes, de acordo com o número de praticantes licenciados pelos clubes à data de 31 de Março de 2019.

Lembramos que só podem representar os clubes os praticantes por eles licenciados à data de 31 de Março de 2019. Eventuais transferências posteriores a esta data não serão consideradas para esta prova específica.

Inscrições abertas no link respectivo.

Taxas de licenciamento 2019

Está a terminar o prazo regulamentar para o pagamento das taxas de licenciamento. De acordo com o Regulamento em vigor a Direcção da ARBL irá proceder, a partir dessa data, a todas as acções nele previstas, relativamente aos clubes e praticantes sem a sua situação regularizada.

Destas destacamos, no caso dos praticantes, a desclassificação em todas as provas oficiais entretanto jogadas pelos praticantes em situação de incumprimento e, no caso das provas de equipas, na atribuição de falta de comparência às equipas em que participaram praticantes nessa situação.

A partir de dia 1 de Abril não serão aceites inscrições de pares ou equipas onde constem praticantes em situação irregular

Apesar de toda a informação veiculada de há vários meses a esta parte e dos alertas a clubes e praticantes, continuam a verificar-se reiteradas situações irregulares com as quais não iremos mais pactuar.

O processo de licenciamento de praticantes consome muitos recursos humanos às Instituições que regulam a actividade desportiva e, tradicionalmente, arrastam-se ao longo de toda a época quando não acabam mesmo por transitar para a época seguinte.

É tempo de colocar ordem na casa!

Campeonato Regional Pares

José Belmar e Luís Reynolds sagraram-se campeões de pares da ARBL da época 2019. Fernando Fonseca Santos – Jorge Castanheira e Carlos Ferreira – Luís Oliveira classificaram-se na segunda e terceira posição, respectivamente. Os resultados finais podem ser consultados nesta página em Competição/Provas 2019.

Lamentavelmente a prova contou com a participação invulgarmente baixa de 20 pares. Em sede própria, a ARBL tentará perceber as razões sobre o desinteresse na prova mais importante de pares do nosso calendário.

Campeonato Regional Pares

COMUNICADO

As inscrições para o Campeonato Regional Pares permanecerão abertas até à 1h de dia 23 Março. A partir daí só serão aceites inscrições que não prejudiquem a organização da prova.

De qualquer forma e dado o reduzido número de pares inscritos a Direcção da ARBL decidiu eliminar a fase final, pelo que o torneio se disputará em 3 sessões (6ª feira, às 21h, Sábado às 16h e Sábado às 21h). A prova será, em princípio, disputada no sistema Howell + Mitchell.