Regulamento sobre taxas de licenciamento

Chamamos a atenção de todos os agentes desportivos para a nova regulamentação aprovada pela ARBL para as taxas de licenciamento para a época de 2019 e que inclui ainda um regime transitório para a época 2018 a decorrer.

A urgência em resolver um problema que se arrasta há vários anos levou a ARBL a tomar medidas mais assertivas. A fim de evitar situações que queremos a todo o custo evitar apelamos a todos que cumpram o regulamento que agora entra em vigor e que será aplicado sem situações de excepção.

VER REGULAMENTO

Taça de Portugal

Está activo o link para a inscrição de equipas na fase regional da Taça de Portugal. A final nacional da competição regressa esta época a Lisboa pelo que apelamos aos clubes e praticantes que se mobilizem para restituir a esta prova a importância que já teve. No link COMPETIÇÃO – Provas 2018 pode consultar o regulamento da prova, que este ano sofreu algumas alterações.

 

Campeonato Regional Equipas

A formação representante da AVGP capitaneada por Paulo Gonçalves Pereira e composta ainda por Sofia Pessoa, João Paes Carvalho e Paulo Dias sagrou-se campeã da ARBL de Equipas.

As formações do NBCBL e Clube Sem Trunfo comandadas por Francisco Costa Cabral e Maria João Lara terminaram na segunda e terceira posição, respectivamente. A ARBL estará representada por 7 formações apuradas para o Campeonato Nacional Equipas, cuja 1ª fase irá decorrer no Porto nos próximos dias 1, 2 e 3 de Junho.

Toda a informação sobre a prova poderá ser consultada em COMPETIÇÃO – Provas 2018.

Campeonato Nacional Pares

A opção da FPB de delegar a organização da prova à ARBL resultou numa participação recorde de participantes num campeonato nacional com 54 pares em competição.

Este sucesso fica a dever-se, antes de mais, aos praticantes presentesMas foi também o resultado de um esforço e de uma colaboração bem mais vasta que é importante realçar:

  • Desde logo à Câmara Municipal de Lisboa por todo o apoio prestado na procura de um local que pudesse acolher este número de participantes e em particular à Dra Sónia Paixão e ao Dr João Pedro Monteiro.
  • Aos responsáveis do Complexo Desportivo do Casal Vistoso e em particular ao Dr João Barbosa pela forma como nos acompanhou no processo.
  • Ao concessionário do serviço de bar/restauração na pessoa da Sílvia Oliveira pelo apoio que nos deu ao longo de toda a prova.
  • Às Associações Regionais do Norte, Centro e Madeira que nos ajudaram na divulgação da prova e que se fizeram representar por praticantes das respectivas AR’s, contribuindo de forma decisiva para restituir a esta prova rainha do bridge nacional a dignidade que lhe é devida.

Para a história fica a revalidação do título nacional pelo par Paulo Gonçalves Pereira – Paulo Dias, com Carlos Ferreira – Luis Oliveira e Paula Lima – João Paulo Rocha Pinto nos restantes lugares do pódio. Toda a informação pode ser consultada por aqui.

Campeonato Regional Pares

Maria João Lara e Manuel Capucho sagraram-se campeões de pares da ARBL. Na prova que contou com a participação de 36 pares, Francisco Costa-Cabral – Jorge Monteiro Santos e Xana Rosado – Bé Oliveira ocuparam os restantes lugares do pódio. A prova foi dirigida por Frederico Palma.

Veja os resultados

Campeonato Regional Equipas Clubes

Estão abertas inscrições para o Campeonato Regional Equipas Clubes. lembramos que esta época a 1ª divisão será disputada pelos 6 clubes apurados na época transacta. Paralelamente decorrerá a 2ª divisão da mesma prova que determinará a subida à 1ª divisão para a época 2019.

Na prova da 2ª divisão todos os clubes licenciados na ARBL terão direito a fazer-se representar e, em função do número de equipas inscritas e por ordem decrescente do número de praticantes licenciados por clube, poderão haver 2 equipas por clube a disputar a prova.

Destacamos ainda que a inscrição das equipas é da responsabilidade do Clube que vão representar e que para representar um clube os praticantes terão de estar licenciados e com a respectiva taxa em dia pelo clube porque se inscrevem até à data de 31 de Março de 2018. A partir dessa data não serão consideradas mudanças de clube para efeitos de inscrição em qualquer das divisões.

VER REGULAMENTO

Campeonato Nacional Pares Open

O Campeonato Nacional de Pares foi delegado à ARBL. Na expectativa do número de pares participantes exceder a capacidade das instalações do CBL, a Direcção da ARBL estabeleceu com a Câmara Municipal de Lisboa uma parceria para a disponibilização de um espaço nas instalações do Complexo Desportivo do Casal Vistoso (ao Areeiro).

As inscrições estão abertas no site da FPB. A ARBL irá abrir um link para inscrições que serão transcritas para o site da FPB e que será encerrado 24 horas antes da data limite regulamentada.

VEJA AQUI O FLYER DE DIVULGAÇÃO DA PROVA

Campeonato Regional Equipas

Dadas as condicionantes de calendário, a fase final do CREO será jogado da seguinte maneira:

NOTA: A ARBL agradece ao praticante Manuel Oliveira a autoria do esquema aprovado.

FINAL A » 7 jornadas em vez das 6 inicialmente previstas. A 6ª e 7ª jornada serão jogadas na 3ª feira, 10 de Abril e 4ª feira, 11 de Abril. O esquema será de 6 jornadas com 1 equipa a folgar em cada encontro. Na 7ª jornada teremos apenas 3 encontros para completar o round-robin de acordo com o esquema seguinte:

1ª jornada          2ª jornada          3ª jornada          4ª jornada

A1   –   B1                           A1   –   B2                          A1   –   B3                           A1   –   C1
A2   –   C2                           A2   –   C1                          A2   –   B2                           A2   –   B1
A3   –   B3                           A3   –   B1                          A3   –   C3                           A3   –   C2
B2   –   C1                           B3   –   C3                          B1   –   C2                           B2   –   C3
(folga C3)                          (folga C2)                          (folga C1)                         (folga B3)

5ª jornada          6ª jornada          7ª jornada

A1   –   C2                           A1   –   C3                          A2   –   C3
A2   –   B3                           A3   –   B2                          B2   –   C2
A3   –   C1                           B1   –   C1                          B3   –   C1
B1   –   C3                           B3   –   C2                        (folgam A1, A3 e B1)
(folga B2)                          (folga A2)

FINAL B » Suíço com 5 jornadas de 24 mãos (em vez das 6 inicialmente previstas)